AS QUATRO ESTAÇÕES

por LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES


AS ÉPOCAS DE FEDERICO FELLINI, MICHELANGELO ANTONIONI,
PIER PAOLO PASOLINI E JEAN-LUC GODARD

Os três primeiros eram de origem italiana. Godard, de origem francesa.

Todos eles brilharam antes e depois dos anos dourados e participaram ativamente do chamado "CINEMA NOVO", que atingiu o auge com toda a sua plenitude nas décadas de 50 e 60 do Século XX (20). Então foi o apogeu, antes da queda do estilo puro do cinema de autor, com a sensibilidade acima de outros interesses alheios à arte.

Neste século passado recentemente, também todo o movimento cultural e a obra autêntica de autor (em cada ramo artístico) era fundamental, de muita importância e significativo para o julgamento da obra final. Assim, podíamos esperar um estilo, um padrão definido e um ritmo de filme, praticamente inexistentes no limiar deste novo Século XXI (21) e mesmo já no final do século recém-passado, a rigor, a partir dos anos 80, desde o seu início.

Rigorosamente analisando, lamentavelmente, o mesmo ocorreu no teatro e, neste aspecto, do mais puro estilo clássico ao mais leve e suave teatro de revista. Uma lástima, porém um dia haverão de reagir. A arte não deve estar confinada e submetida aos interesses financeiros alheios a todas as coisas que ela representa no nosso movimento evolutivo. Jamais poderíamos involuir eternamente. Teremos de voltar a dizer o que todos nós que um dia participamos dela o batido, porém corretíssimo lema: tudo pela arte!

ARTIGO DE AUTORIA DO JORNALISTA LUIZ EDUARDO LAGES,

ESCRITO EM 20 DE FEVEREIRO DE 2008.

LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

 

BANGU ATLÉTICO CLUBE

FUNDADO EM 17 DE ABRIL DE 1904

 

Copyright © LUIZ EDUARDO LAGES

LINKS PARA OUTRAS PÁGINAS DE TURFE

"TURFE BRASILEIRO"
"BRAZILIAN TURF"

"TURFE-RECORDES INTERESSANTES"
"INTERESTING TURF-RECORDS"

OUTROS ITENS

"ÍNDICE DO FUTEBOL BRASILEIRO"

Ir ao topo da página | Voltar à página principal

E-mail