AS QUATRO ESTAÇÕES

por LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES


AS ÉPOCAS DE FEDERICO FELLINI, MICHELANGELO ANTONIONI,
PIER PAOLO PASOLINI E JEAN-LUC GODARD

Os três primeiros eram de origem italiana. Godard, de origem francesa.

Todos eles brilharam antes e depois dos anos dourados e participaram ativamente do chamado "CINEMA NOVO", que atingiu o auge com toda a sua plenitude nas décadas de 50 e 60 do Século XX (20). Então foi o apogeu, antes da queda do estilo puro do cinema de autor, com a sensibilidade acima de outros interesses alheios à arte.

Neste século passado recentemente, também todo o movimento cultural e a obra autêntica de autor (em cada ramo artístico) era fundamental, de muita importância e significativo para o julgamento da obra final. Assim, podíamos esperar um estilo, um padrão definido e um ritmo de filme, praticamente inexistentes no limiar deste novo Século XXI (21) e mesmo já no final do século recém-passado, a rigor, a partir dos anos 80, desde o seu início.

Rigorosamente analisando, lamentavelmente, o mesmo ocorreu no teatro e, neste aspecto, do mais puro estilo clássico ao mais leve e suave teatro de revista. Uma lástima, porém um dia haverão de reagir. A arte não deve estar confinada e submetida aos interesses financeiros alheios a todas as coisas que ela representa no nosso movimento evolutivo. Jamais poderíamos involuir eternamente. Teremos de voltar a dizer o que todos nós que um dia participamos dela o batido, porém corretíssimo lema: tudo pela arte!

ARTIGO DE AUTORIA DO JORNALISTA LUIZ EDUARDO LAGES,

ESCRITO EM 20 DE FEVEREIRO DE 2008.

LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

Copyright © LUIZ EDUARDO LAGES

LINKS PARA OUTRAS PÁGINAS DE TURFE

"TURFE BRASILEIRO"
"BRAZILIAN TURF"

"TURFE-RECORDES INTERESSANTES"
"INTERESTING TURF-RECORDS"

OUTROS ITENS

"ÍNDICE DO FUTEBOL BRASILEIRO"

Ir ao topo da página | Voltar à página principal

E-mail