O MAIOR PROBLEMA DA
SELEÇÃO BRASILEIRA

por LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

Hoje, mais do que nunca, a crise política, depois do catastrófico golpe, interfere no futebol brasileiro, aumentada e espelhada na situação das escolinhas dos clubes e na formação dos jogadores atuais do país. Esta crise, principalmente após os golpes, que sempre originaram crises políticas, modificou para pior esta situação. Nos anos dourados, qualquer clube, com inteligência e organização, fabricava craques e grandes jogadores que seriam ídolos de suas torcidas e fonte de inspiração para a evolução técnica e tática dentro e fora do Brasil.

O tradicional Bangu, do futebol do Rio de Janeiro, principalmente na base, não era excessão e até um dos que mais formavam e mantinham jogadores. Com a crise econômica muita gente passa necessidade e até fome! Não se pode treinar em clubes, nem mesmo tentar cursos superiores, pois os jovens têm que trabalhar direto para ajudar no sustento da família e deles mesmos.

Na época que o Brasil ganhava títulos e os nossos campeões eram e ficavam em nossos clubes, os estádios eram cheios e todos ganhavam, principalmente os torcedores. Hoje, além de não conquistarmos títulos como antes, os grandes jogadores logo que aparecem com certo destaque deixam o país. Às vezes até antes quando "pescados" e contratados logo no início, antes mesmo de se tornarem ídolos. Isto tem que mudar. Temos estádios e tradição para fazermos grandes campeonatos com apoio dos investidores, por sinal, os mesmos que investem fora do Brasil. Os patrocinadores pagariam o mesmo ou mais para as emissoras de televisão brasileiras. Afinal, pagam o mesmo ou mais quando os craques brasileiros estão em clubes fora, principalmente nos clubes da Europa.

Se os atletas tivessem conosco (afinal fomos nós que produzimos), nossos craques renderiam ainda mais por ficarem no seu meio ambiente, com suas famílias e amigos. Acorde futebol brasileiro, enquanto há tempo! Só assim valerá a pena investirmos para nós em escolinhas. No momento, investimos para os outros, e por isto ganhamos menos campeonatos internacionais e menos jogadores de qualidade ficam no Brasil.

FIM

ARTIGO DE AUTORIA DO JORNALISTA
LUIZ EDUARDO LAGES, ESCRITO EM
22 DE JULHO DE 2018.

LUIZ EDUARDO LAGES

LUIZ EDUARDO LAGES

Copyright © LUIZ EDUARDO LAGES


OUTRAS COLUNAS

"FUTEBOL BRASILEIRO"

OUTROS ITENS

"TURFE BRASILEIRO"

Top of this page | Back to home page (frame)

E-mail